Massa à Carbonara

05/01/2016

Miúdos em casa e refeição rápida dá muitas vezes em massa à Carbonara 🙂 eles adoram e faz-se num instante

Esta versão é a do Jamie Oliver e fiz no fogão mas também é possivel fazer na bimby, mas esta é daquelas receitas que prefiro usar o fogão.

O que usei também, foi a minha tampa flor da Kochblume, que é super versátil e de grande utilidade, usei-a como tampa no tacho do esparguete,  para evitar os salpicos de gordura do bacon na frigideira, como ainda serviu de tampa enquanto os miúdos não vêem para a mesa.

Devo dizer que como tenho os 3 tamanhos da tampa flor, arrumei as tampas todas dos tachos e agora é vem mais prático.

foto 2_1

Agora a receita

3 gemas de ovo grandes
40 g de queijo parmesão (ralado na altura), mais algum extra para servir
Sal q.b
Pimenta preta moída na hora
150 g pedaços de bacon
200g de espaguete
1 dente de alho, descascado
Azeite qb

Coloque as gemas numa tigela, o queijo parmesão ralado, tempere com pimenta e misture bem com um garfo, e reserve.

Cozinhe o espaguete numa panela grande de água a ferver com sal até ficar al dente. Enquanto isso, numa  frigideira média, coloque 1 colher de sopa de azeite, em seguida, coloque em fogo médio-alto. Esmague o dente de alho com a palma da sua mão, e coloque na frigideira durante um minuto. Acrescente o bacon e cozinhe por 4 minutos, ou até que ele começa a ficar crocante.

Retire o alho da frigideira e, em seguida, reservando um pouco da água de cozimento, escorra e adicione o macarrão. Misture bem sobre o calor para que a massa absorva todo o agradável sabor, em seguida, retire a panela do fogo. Adicionar um pouco de água de cozimento e misture bem, tempere com pimenta, em seguida, despeje a mistura de ovos e misture bem, adicionando mais água de cozimento até que esteja ao seu gosto. Sirva com parmesão ralado e  um toque extra de pimenta.

foto 1_1

 

foto 1_2