Pão de Abóbora

22/10/2015

Adoro fazer pão, já disse em vários posts que para mim tem algo de mágico, fazer a massa, vê-la a crescer, levar ao forno e ver a transformar-se num pão lindo e delicioso.

foto 4b

Sou mesmo uma padeira amadora e ao sábado, no espaço que tenho, vendo vários tipos de pão, todos feitos por mim.

Este de abóbora é um dos pães que tenho à venda e que faz o maior sucesso.

Experimentem que estou certa que vão gostar 🙂

Ingredientes para 1 pão médio
500 gr. abóbora, descascada, sem sementes

600 gr. farinha de trigo (eu uso farinha T.65 sem fermento )

1 colher de chá de fermento de padeiro seco (equivalente a 30 gr. de fermento fresco)

2 colheres de chá de sal

Descasque e corte em cubos grandes a abóbora, removendo quaisquer fibras remanescentes ou sementes. Reserve se quiser, algumas sementes de abóbora para decorar o pão no final.

Cubra a abóbora descascada com água e deixe ferver cerca de 20-25 minutos,oa até estar tenra. Escorra bem, coloque a abóbora no copo e programe cerca de 30sgs/Vel.9  , e deixe arrefecer. No copo da bimby coloque os restantes ingredientes e o puré de abóbora e programe cerca de  7 mns na Vel. Espiga, até obter uma massa firme

Se vir que está demasiado seco adicionar alguma da água de cozer a abóbora líquido ou água, mas não deve ser  necessário,pois a abóbora cozida tem liquido.

Coloque numa tigela levemente untada com óleo, cubra com pelicula aderente  e deixe fermentar em lugar morno cerca de 2 horas ou até que a massa dobre de volume.

Coloque novamente a massa no copo da bimby e amasse cerca de 3 mns na Vel.Espiga , de seguida forme uma bola coloque num tabuleiro enfarinhado ou polvilhado . Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 50 minutos, ou até que suba novamente.

Se  quiser, faça uns cortes  com uma lâmina de barbear ou uma faca afiada na superfície, decorando com as sementes de abóbora reservadas e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus cerca de 50 minutos, ou até estar cozido e dourado. Para verificar se está bem cozido, bater com os nós dos dedos na parte de baixo do pão, e deve soar oco.

 

foto 2z