Queijo Ricotta

24/03/2015

Noutro dia comprei uma máquina de fazer massa e para experimentar, lembrei-me de fazer uns raviolis recheados com espinafres e queijo ricotta.
Nas minhas procuras pela Net, já tinha visto receitas para fazer o ricotta em casa e resolvi experimentar fazer na bimby.
Não dá muito trabalho, fica muito bom e pode usá-lo para pratos salgados, doces, aromatizar com ervas, o que quiser.
Fica também mais económico fazê-lo em casa.

Para coar o queijo, comprei na farmácia, umas gazes 20×20 e usei umas 3 gazes sobrepostas umas nas outras, para que coasse bem.
Usei também uma jarra alta para que o soro ao cair, não ficasse em contacto com o queijo.

IMG_20130330_173801

 

IMG_20130330_173256

 

Ingredientes:
1500 g de leite Gordo (eu usei meio gordo)

200 g de natas

¼-½ colher de chá de sal (opcional)

50 gr. de vinagre branco  (pode substituir por sumo de limão, mas os resultados variam devido aos diferentes níveis de ácido entre limões)

 

Dá para cerca de 300 gr. de queijo

 

Introduza a borboleta. Coloque o leite e as natas no copo da Bimby e programe 16 minutos /Temp. 90° C/velocidade 2.Desligue a Bimby logo que a luz vermelha 90°C  deixe de piscar . (O tempo pode variar dependendo da temperatura do seu frigorífico/leite.) Certificar-se de que o copo está na tampa para garantir aquecimento apropriado, e que seu leite/creme chegou a 90° C antes de ir para a próxima etapa.Nos últimos segundos, adicione o sal na mistura.

 

Mantendo a borboleta na Bimby, programe 1 minuto/Velocidade 1 (sem temperatura) e gradualmente  derramar o vinagre através do buraco na tampa. ( 50 g de vinagre é metade da tampa, então não há nenhuma necessidade de medir o vinagre antes… apenas encha metade da tampa e despeje lentamente)Após um minuto deve começar a ver a separação entre os sólidos e soro de leite.*
* A mim não aconteceu isso ao fim de 1 minuto, eu acabei por deixar ficar a mistura dentro do copo e este fechado, cerca de meia hora e ai já tinha feito a separação. Vá verificando, usando uma colher.
Deixe para descansar por um outro minuto ou assim, para garantir a formação da coalhada.
 Retire a borboleta e gentilmente transfira os sólidos para um coador forrado com tecido fino. (Se usar gaze regular, use várias camadas humedecidas, para criar uma malha mais fina para prender a ricota solta.)
Para um queijo fresco de ricotta estilo macio e lindo, é importante a transferência suave neste ponto. Fazer isso com uma colher.. Deixe para escorrer pelo menos 10 minutos antes de usar. Se quiser um  queijo mais seco drenar mais tempo.)Neste ponto, pode servir a ricotta como sobremesa aquecida, ou leve ao frigorifico para uso posterior.
Deve ser consumido num prazo de  4 dias e conservar no frigorífico.
IMG_20130330_170934
IMG_20130330_170953
Usei para rechear estes raviolis
IMG_20130330_202738