Tronco de Natal

05/11/2015

 

A pedido do meu filho mais velho faço sempre este bolo para a mesa do Natal, é muito bom!!!

Na receita original a cobertura de chocolate é diferente do recheio mas como costuma sobrar  imenso recheio uso também para a cobertura. De todas as formas vou colocar a receita original.

IMG_20121224_193305 (1)
Nota: O creme de trufa (recheio) tem que repousar cerca de 12 horas no frigorifico pelo que é a 1º coisa a ser feita.

Ingredientes:
Ingredientes do bolo:
4 ovos médios
120 g de açúcar
1 colher de chá baunilha de açúcar ou essência de baunilha
120 g de farinha
1 pitada de sal
Ingredientes para a calda:
130 g de açúcar
100 g de água
Sumo de meio limão
2 colheres de sopa de licor (opcional) eu não coloquei
Ingredientes para o creme de trufa:
500 gr de natas pelo menos 35% de gordura
75 gr de açúcar
200 g de chocolate fondant
Ingredientes para a cobertura de chocolate:
150 gr. chocolate fondant
50 g de manteiga macia (amolecida)
50 gr de manteiga
Preparação do bolo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Coloque a borboleta nas lâminas de acelerador e deite no copo os ovos e o açúcar. Programar 6 minutos, temperatura 37 °, velocidade 3 ½. No final do tempo, volte a programar outro 6 minutos na mesma velocidade (mas sem temperatura).
Abra a tampa e adicione a farinha juntamente com o sal (em torno da borboleta), programar 4 segundos na velocidade 3.
Remover a borboleta e com uma espátula, terminar de envolver a mistura . Despeje esta mistura em tabuleiro forrado com papel vegetal ou folha de silicone. Asse por 8-10 minutos aproximadamente. Desenforme sobre um pano húmido, enrole e deixe arrefecer (pode também enrolar com o própio papel vegetal em que foi ao forno ) e deixar arrefecer.
Depois de frio, desenrole o bolo, pincele com a calda e recheie com a trufa.Voltar a enrolar, coloque-o sobre uma grelha (eu coloquei logo no tabuleiro onde ia ficar) e guarde-o no frigorifíco.
Preparação da calda:
 Coloque todos os ingredientes (exceto a bebida caso vá usar) no copo e programar 7 minutos temperatura 100 °, velocidade 2. Perfumar com licor escolhido: cachaça, kirsch, licor de laranja,.. Coloque e em um recipiente hermético (assim conserva-se durante semanas no frigorifico) e deixe-o  arrefecer antes de o utilizar.
Preparação de creme de trufa:
Deite as natas  e o açúcar no copo  e programe 6 minutos, a 90 °, velocidade 2. Adicione o chocolate partido aos bocados e misture 30 segundos, velocidade 3, até que o chocolate derreta. Retire para uma tigela, deixe esfriar e reserve um mínimo de 12 horas no frigorifico. Coloque a borboleta nas láminas e deite  o creme de trufa programarVelocidade 3, sem programar o tempo, até que esteja montada.
Preparação da cobertura de chocolate:
Coloque o chocolate no copo e programe 20 segundos na velocidade 5-7. Com a espátula, baixe o chocolate que está nas paredes. Deite a água e programe 4 minutos, 37 ° Velocidade 2. Acrescentar  a manteiga e voltar a programar outros 4 minutos, Temp.37 °, velocidade 2. Verificar se está uma mistura homogênea.
Nota: use enquanto está morno.
Colocar a grelha com o tronco numa bandeja ou prato (para recuperar o restante chocolate) e despejar a cobertura sobre ele, tentando cobri-lo completamente. Com um pente de pastelaria ou um garfo, marque linhas como se fosse um tronco, também fazendo alguns círculos em nós.
Pode cortar uma parte do tronco e colocar em cima do tronco, imitando um ramo.Quando a cobertura tiver fria , com a ajuda de duas espátulas, coloque-o sobre a travessa.
IMG_20121224_212250